quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Fala Sério , Mãe

Autora : Thalita Rebouças
Editora : Rocco


Mãe e filha. Que relação complicada, essa! Amor, carinho, compreensão e, claro, muitas, muitas brigas. Brigas importantes, brigas bobas, brigas engraçadas, brigas memoráveis. Só variam conforme a idade. Boletim, namorados, arrumação do quarto, legumes, viagens, festas, hora de chegar das festas... tudo é motivo para essas pelejas domésticas.

Para Angela Cristina, elas são apenas carinho e preocupação. Para Maria de Lourdes, são chateação materna mesmo. Na primeira metade do livro, os textos mostram o ponto de vista da mãe. Mas depois do primeiro beijo, aos 12 anos, é Maria de Lourdes (ou Malu, como ela prefere) quem assume a narrativa.

Fala sério, mãe! é uma coletânea de crônicas bem-humoradas do cotidiano dessas duas personagens, que pode ser lida aleatoriamente ou como um romance em pílulas, em ordem cronológica, da barriga aos 21 anos.

AMEI!! Muito engraçado ... Muiittoo bom !!! Morri de rir ! Todo adolescente deveria ler!

Aqui vai a orelha do livro :
— Maria de Lourdes, não me diga que essa coisa reluzente na sua barriga é o que eu estou pensando.

— Piercing, mãe, mãe, piercing. Pronto, estão apresentados. Está reluzindo, é? Maneiríssimo!

— Meu Deus do céu, Maria de Lourdes, você mutilou o seu corpo por livre e espontânea vontade? Você ficou maluca? Onde foi que eu errei?

— Ih, lá vem você com o seu showzinho. Fique sabendo que lá no colégio, 83,7% das meninas usam piercing, tá?

— Eu não estou interessada nas meninas do colégio, Maria de Lourdes. Eu não sou mãe das meninas do colégio. Por que você botou esse piercing?

— Para minha barriga ficar irada na capa do livro.

— Que livro, Maria de Lourdes?

— Este livro, ué, que conta nossas brigas, nossa história... Esse nosso diálogo, por exemplo, vai para a orelha do livro. Até na orelha do livro a gente aparece, mãe! Chiquésimas!

— Maria de Lourdes, do que você está falando? Deixe de sandice e vá estudar, menina!

— Ah! Fala sério, mãe! Você está sempre por fora da realidade. Sem noção!

— Olha o respeito! Já para o quarto, Maria de Lourdes!

— Malu, mãe! Malu!

2 comentários: